-

Fundo

segunda-feira, 18 de julho de 2016

‘O TOPO DO MONTANHA’, COM TAÍS ARAÚJO E LÁZARO RAMOS: SE VOCÊ É NEGRA OU NEGRO, DEVE ASSISTIR!


O espetáculo O Topo da Montanha, adaptação do texto de Katori Hall, dirigida por Lázaro Ramos, produzida e protagonizada por ele e Taís Araújo, reestreou no último dia 8 de julho e segue em cartaz até 4 de setembro, sempre as sextas, sábados e domingos, no Teatro Faap em São Paulo.
Assisti duas vezes e recomendo.
Como águas turbulentas ante a calmaria de um riacho; como um debate entre a sagaz sede de justiça e a paciência histórica, própria dos grandes sábios, assim é o encontro entre o imponente líder Martin Luther King e a humilde camareira Camae, num texto incrível e surpreendente, brilhantemente interpretado pelo casal mais emblemático do empoderamento negro atual.

11145174_159896021019645_549573011348202552_n
Você é negra? Você é negro? Então deve assistir!

Sim, brancos de boa de vontade devem assistir também. Mas é certo que para negras e negros que superlotaram as apresentações da primeira temporada em um teatro de um bairro nobre (branco) de SP, o significado de estar ali em comunidade e experimentar este texto e esta interpretação é algo diferente, revelador e profético. Uma experiência magistralmente descrita pela jornalista e militante do movimento negro Ana Flávia Magalhães Pinto, em suas Notas a partir do lugar de público negro, já publicado por este Blog e que recupero abaixo. Vale a pena ler. Vale a pena assistir.
E depois nos diga se aceita o bastão.

Um comentário:

  1. OLA:
    SOU A ANA TAMBEM JA FUI CARIOCA,,, HOJE TENHO 33 ANOS SOU MAE DE DOIS ... UM CASAL
    LENDO SOBRE VC EM SEU BLOG ,, VI UMA FRASE QUE VC POSTOU E MUITO ME CHAMOU ATENÇÃO.
    TODO NEGRO SOFRE PRECONCEITO... REALMENTE EU SOU NEGRA E DESDE MINHA INFANCIA SOFRI POR MUITOS PRECONCEITOS..... NAS ESCOLAS E ATE MESMO NA FAMILIA... HOJE SEI QUE NAO SOU NENHUMA CRIANÇA.. MAS DE CERTA FORMA OS PRECONCEITOS SOFRIDO EM MINHA INFANCIA ATE HOJE MEXE MUITO COM MEU ALTO ESTIMA,,, NÃO GOSTO DE TIRAR FOTOS E ME SINTO MUITO DIFERENTE DAS PESSOAS AO MEU REDOR PRINCIPALMENTE QUANDO A MAIORIA E BRANCA... MUITOS ME ACHAM ESTRANHA PELO MEU COMPORTAMENTO... , MAS NINGUEM SABE O PORQUE DO MEU COMPORTAMENTO,,,, DESCULPE TAIS PELO DESABAFO....
    VC E ESTREMAMENTE LINDA E DEUS TE ABENÇOE SEMPRE...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...